Segurança sanitária em grandes eventos: as experiências internacionais
Com o avanço veloz da vacinação e a retomada parcial, ainda com restrições do entretenimento no Brasil, passamos a ficar cada vez mais esperançosos de uma volta dos grandes eventos em breve. E para entender como isso pode acontecer aqui, nada melhor do que voltar nosso olhar para os países onde a retomada total dos eventos, sem restrições, já é uma realidade, como o Reino Unido.
Abaixo, apresentamos algumas experiências e eventos-teste que demonstram como a vacinação avançada na população e protocolos contínuos - incluindo apresentação de testes negativos de COVID-19 na entrada dos eventos - dão profunda segurança sanitária para os grandes eventos.
Observação: as experiências aconteceram no momento de retorno dos eventos com público completo na Europa, cenário que vem sendo abalado pela difusão da variante Delta. Porém é perceptível como, apesar do aumento recente no número de casos nos países, a vacinação ampla vem controlando as hospitalizações e mortes, que crescem em número profundamente inferior às infecções (fonte). Em países como o Reino Unido, onde as restrições caíram completamente, já é cogitada a obrigatoriedade de vacina para participar de eventos com aglomeração.
Evento-teste massivo em Barcelona
Público e formato:
Cinco mil pessoas num show de rock ‘n’ roll, no Estádio Sant Jordi, em Barcelona. Formato pista, em pé e sem distanciamento
Protocolos:
Uso obrigatório de máscaras, sistema de ventilação que simula um espaço ao ar livre e diminui chances de infecção no caso de presença de pessoas com Covid-19. Testagem dos frequentadores antes e depois do evento.
Resultados:
Apenas 6 infectados num cenário de 5 mil pessoas presentes, o que indica uma possibilidade de não haver relação da infecção com a presença nos eventos.
Diversos eventos-teste no Reino Unido
Público e formato:
Variados, a maior parte sem distanciamento entre assentos e com lotação máxima de 3 a 20 mil pessoas, com assentos marcados (eventos maiores) ou no formato pista, em pé (eventos menores). Público total de todos os testes somados: cerca de 60 mil pessoas.
Protocolos:
Na maior parte o uso de máscaras foi opcional. Eventos ao ar livre com grande circulação de ar. Não houve controle da circulação de pessoas. Testagem dos frequentadores antes e depois do evento - no máximo 24 horas antes e acompanhamento nos dias seguintes aos eventos.
Resultados:
Entre todos os eventos, foram identificadas cerca de 15 contaminações, número baixo levando em conta as grandes aglomerações que foram consequência dos grandes eventos. Esse número, segundo apuração da Xceed, é inferior à porcentagem de infecções em shoppings e restaurantes..
Público e formato:
Cerca de 440 mil pessoas compareceram durante quatro dias de festival, que teve palcos ao ar livre e alguns poucos espaços fechados. Foi um formato clássico de festival, com um amplo espaço a ser ocupado pelos visitantes, diversas atrações e uma média de 100 mil visitantes por dia.
Protocolos:
Não houve distanciamento e máscaras só foram necessárias a partir do terceiro dia de festival, e somente nos espaços internos. Porém todos os frequentadores precisaram, obrigatoriamente, apresentar certificado de vacinação completa ou teste negativo de covid realizado com antecedência de até 72 horas ao dia de presença. Segundo a organização do evento, cerca de 90% dos presentes estavam vacinados, enquanto 10% apresentaram testes.
Resultados:
Mesmo com o receio ao redor da expansão da variante Delta, o evento reportou que apenas 203 frequentadores informaram ter se infectado após o festival. Desses, cerca de 130 eram pessoas não-vacinadas, apenas com os testes, o que indica uma chance de infecção 4x maior em não-vacinados do que em vacinados dentro deste cenário. O resultado foi apontado como extremamente positivo, pois é um recorte de menos de 0,1% de infectados.
Produtor: se você estiver executando qualquer tipo de evento, mesmo nos tempos atuais, ou mesmo quer implantar uma inovação como essa, a Uhuu pode ajudá-lo em tudo o que for necessário, desde o planejamento e a divulgação até a venda de produtos como alimentos e bebidas - e, claro, a venda de ingressos, que é nossa especialidade enquanto tiqueteira. Para saber mais do nosso trabalho e contatar a gente, acesse
esse link.







