Produções artísticas se organizam de formas muito distintas na hora de fechar sua agenda. Enquanto alguns shows e espetáculos enchem suas agendas fazendo apresentações em diferentes palcos do Brasil e do mundo, outros preparam temporadas em um mesmo local, geralmente teatros.
No formato de temporadas, é importante ter em mente algumas especificidades na hora de trabalhar o seu evento da melhor forma com o público. Afinal, diferente de um espetáculo com datas únicas, seu evento em algum momento deixará de ser novidade na cidade em que a temporada está acontecendo, correto?
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas importantes para quem quer atingir o máximo de potencial com temporadas de espetáculos. Confira elas abaixo e depois dê uma olhada na nossa programação completa em Uhuu.com!
1. Feche parcerias e encontre grupos interessados
Depois de um tempo em cartaz da forma tradicional, dependendo do número de sessões abertas por semana, pode ser difícil depender apenas do interesse orgânico das pessoas de forma individual. Para contornar essa situação e manter aquelas sessões em datas e horários mais complicados de vender, uma boa solução pode ser buscar parcerias interessadas em sessões para grupos fechados.
Dessa forma, um horário que, em tese, faz parte da temporada inteira do seu espetáculo se torna uma sessão especial para um determinado grupo de pessoas. As parcerias podem ser diversas, a depender do seu espetáculo: se infantil, encontrar escolas interessadas pode ser o caminho, enquanto produções mais maduras podem encontrar uma boa parceria com empresas, faculdades ou até estabelecimentos comerciais e de gastronomia, por exemplo.
2. Trabalho conteúdos a longo prazo
A prática leva ao aperfeiçoamento em qualquer área de atuação – e a cultura não seria diferente. Quanto mais um espetáculo é apresentado, mais afiado fica o elenco, ajustes são realizados e tudo fica mais polido.
Aproveite a chance das várias apresentações para criar conteúdo de valor para suas redes sociais. Documente o espetáculo com vídeos, fotos, mostre os bastidores, convide o elenco a fazer conteúdos especiais... O céu é o limite e, quanto mais variado for o seu conteúdo, maior a chance de você conversar com um público que, até então, não estava conectado a você.
3. Valorize o seu público
Com o decorrer da temporada, o seu público vai começar a marcar presença e, em muitos casos, compartilhar sua experiência nas redes sociais. Essa é uma excelente forma de garantir uma divulgação orgânica, através da indicação dessas pessoas para seus seguidores e amigos. Por isso mesmo, é importante saber valorizar esses movimentos das pessoas.
Estar de olho no que o seu público está comentando e compartilhando em suas redes, além de reagir, interagir e participar das conversas, faz com que aqueles que já conferiram o seu espetáculo se sintam pertencentes. Já quem ainda não teve a chance passa a ter uma melhor noção da experiência proporcionada pelo seu evento, além de ajudar na percepção de que ele está sendo movimentado e bem frequentado, reforçando sua reputação.
4. Trabalhe datas especiais e outros ganchos
Outra vantagem de estar com um espetáculo firme em um mesmo lugar por um período mais longo de tempo é poder se adequar a partir de sazonalidades e datas especiais. Com o Natal e o verão chegando, por exemplo, pode ser o caso de trabalhar campanhas específicas, voltadas para essas datas.
Isso se torna ainda mais importante se a cidade em que a temporada está acontecendo tiver um grande fluxo de turistas, pois serão pessoas novas que poderão ter contato pela primeira vez com a sua produção. Fique atento ao calendário e procure sempre oportunidades que façam sentido com o tema de seu espetáculo.