Pesquisa aponta que shows nunca foram tão importantes
Desde o 2022, com o final do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 ao redor do mundo, o setor de eventos tem sido retomado de forma exponencial – e a tendência é seguir em ascensão. Dados da Mordor Intelligence sustentam que o tamanho do mercado mundial de venda de ingressos online deve expandir de US$77,49 bilhões em 2023 para US$97,36 bilhões até 2028.
Com 6 anos de presença na venda de ingressos – sendo uma das principais empresas do setor no Brasil –, a Uhuu.com percebe essas variações diariamente na rotina de trabalho dos times, experimentando diferentes formatos e realidades do mercado.
Uma nova pesquisa, divulgada em setembro desse ano, traz um pouco da perspectiva de quem aquece esse crescimento: o público. E os resultados indicam: shows nunca foram tão importantes para a vida das pessoas quanto agora.
Comportamentos diferentes para cada geração
A pesquisa, conduzida com 2 mil adultos através da YouGov, revelou algumas diferenças interessantes na forma com que diferentes gerações encaram a presença em eventos e shows. Enquanto 19% de pessoas das Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) afirmaram que um show imperdível seria a principal razão para faltar o trabalho, enquanto a taxa baixa para 8% entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996).
Outros dados interessantes incluem o número de pessoas da Geração Z que coloca a experiência de show de seu artista favorito como prioridade, inclusive deixando de beber para economizar por seis meses: 43%. Dentro dessa faixa etária, 61% também afirmou ter assistido mais de 25 shows ao vivo em suas vidas.
A experiência de um show ao vivo também representa, entre os participantes mais jovens, um local de grande emoção, com 20% do público afirmando que já chorou durante uma apresentação (esse número cai para 18% entre os millenials e 11% entre os chamados baby boomers, adultos nascidos entre 1946 e 1964).
No que diz respeito ao lado de consumo, 15% dos entrevistados falaram que ingressos para shows são os melhores presentes – perdendo apenas para viagens. A primeira experiência em um show também se mostrou mais memorável, de acordo com as pessoas consultadas, do que conseguir seu primeiro evento ou perder a virgindade.
Atingindo esse público e ampliando sua divulgação
Sabendo da projeção de crescimento no mercado de eventos, alavancado inclusive por dados pertinentes trazidos na pesquisa da YouGov, é importante se pensar em formas de ser assertivo na produção, realização e divulgação deles.
Aqui em nosso blog, já fizemos algumas publicações com dicas valiosas para que a sua produção seja excelente de ponta a ponta! Veja em nossos posts anteriores
como ter sucesso em seu evento e também algumas dicas no uso do
envio de e-mails e de
redes sociais para impulsionar suas vendas.







