4 dicas para trabalhar seu evento através de e-mail
A presença online e as estratégias de Marketing Digital já se tornaram indispensáveis para o sucesso de um evento – e você encontra aqui algumas dicas e ações possíveis para alcançá-lo. Em um oceano cada vez mais povoado de canais de divulgação e tipos de ação para se colocar em prática, ressaltaremos aqui o uso do e-mail marketing como ferramenta de comunicação de seu evento.
Assim como outras estratégias de divulgação, o e-mail marketing tem como objetivo principal fazer com que cada vez mais pessoas saibam do seu serviço (neste caso, o evento em questão) e se interessem por ele. Pensando nisso, é importante sempre levar em consideração alguns pontos importantes na hora de incluir o envio de e-mails em seu plano de comunicação: as mensagens transmitidas pelo devem ser claras e objetivas, adequadas ao público de interesse e enviadas no momento certo para aumentar as chances de conversão.
E não pense que o canal só serve para realizar vendas: se bem trabalhada, sua base de e-mails pode ser uma aliada importante no engajamento e disseminação não se de seu evento mais recente, como um belo start para divulgações futuras. Por isso, confira aqui 4 dicas de como utilizar o e-mail marketing na sua divulgação:
1. Informar em primeiro lugar
Antes de tudo, lembre-se do principal propósito de sua comunicação: passar as informações principais do seu evento para as pessoas! Esclarecimentos sobre data, horário, local e atrações são o ponto de partida em qualquer contato feito a respeito do seu trabalho.
Somado a isso, lembre-se sempre de adicionar informações que você considera importantes sobre o acontecimento, contexto para sua realização, detalhes sobre a produção... Enfim, argumentos pertinentes que possam ajudar no convencimento da pessoa leitora a se interessar pelo seu evento. Por fim, não esqueça de informar como as pessoas podem participar e, é claro, onde os ingressos estão disponíveis para compra.
2. Mantenha o relacionamento ativo
Depois de apresentar o seu evento e suas informações essenciais, é a hora de nutrir a relação criada com o público escolhido para receber suas comunicações. Tomando como base o foco de sua produção, essa é a hora de desenvolver conteúdos diversos, interessantes e que sejam relevantes para quem os receberá.
Se for um evento musical, por exemplo, pense em uma playlist especial, curiosidades sobre o artista e sobre o espetáculo. No caso de peças teatrais, a solução pode ser trabalhar através de conteúdo de bastidores ou entrevistas. Já se o evento for uma palestra ou tiver um cunho mais educacional, realize uma curadoria de notícias sobre o tema proposto. O importante é se manter presente na vida de seu público de forma orgânica e com assuntos relevantes.

3. Reforço de venda aos indecisos
Nem sempre as pessoas impactadas pela sua comunicação se convencerão de primeira na hora de adquirir um ingresso – e está tudo bem. As razões podem ser diversas, já que é impossível prever em que momento da vida pessoal ou do dia impactaremos cada pessoa que abrirá o e-mail marketing com a divulgação do evento.
Às vezes, um segundo envio pode ser o suficiente para convencer as pessoas, com informações mais detalhadas, condições especiais, códigos promocionais, entre outros. Essas estratégias vão depender do planejamento financeiro de seu evento e da possibilidade da aplicação de descontos sobre o valor do ingresso, mas são sempre válidas de serem consideradas.
4. A comunicação não precisa parar com o evento
Ingresso comprado, presença garantida, o evento deu certo. Já dá para comemorar o sucesso e abandonar todas as estratégias até o próximo evento, certo? Errado! Agora é a hora de estreitar ainda mais os laços com seu público, especialmente quando seu trabalho com produção de eventos é contínuo. Se esse for o caso, logo você poderá estar entrando em contato novamente com uma nova oferta, então, nada melhor que manter a via de contato aberta e ativa.
Em um primeiro momento, você pode considerar uma mensagem de agradecimento pela presença no evento que passou, enviar um formulário de avaliação da experiência, prestar esclarecimentos (caso necessário), disponibilizar materiais (fotos e registros de um show, material didático de uma palestra, etc). Depois, a relação pode ser continuada através do envio esporádico de conteúdos com curadoria própria, como em uma newsletter. Mas não esqueça: pense sempre nos interesses que levaram a pessoa ao seu evento, para assim produzir um conteúdo com o tom correto e pertinente.
– – –
Produtor: tem interesse pelo nosso trabalho e quer vender o seu ingresso com a Uhuu? Para contatar a gente, clique no botão "Se interessou? Entre em contato", disponível aqui no canto da página!







