Panorama dos eventos-teste para a retomada do entretenimento
Eventos com protocolos e distanciamento já estão acontecendo amplamente no Brasil, com a Uhuu operando junto a algumas de suas casas para atuar de forma segura, já com uma grande agenda em curso e para os próximos meses.
Esse formato com protocolos e distanciamento já foi testado diversas vezes no ano passado e é utilizado em muitos lugares pelo Brasil, especialmente em restaurantes que operam diariamente com música ao vivo. No momento atual, porém, estamos na expectativa de uma possível retomada dos grandes eventos, incluindo feiras e shows de grande escala - mantendo, claro, os protocolos sanitários, mas com menor ou mesmo sem distanciamento.
Abaixo, abordamos os eventos-teste voltados para grandes shows e feiras, no Brasil e no mundo.
EXEMPLOS INTERNACIONAIS
Evento-teste massivo em Barcelona
Público e formato:
Cinco mil pessoas num show de rock ‘n’ roll, no Estádio Sant Jordi, em Barcelona. Formato pista, em pé e sem distanciamento
Protocolos:
Uso obrigatório de máscaras, sistema de ventilação que simula um espaço ao ar livre e diminui chances de infecção no caso de presença de pessoas com Covid-19. Testagem dos frequentadores antes e depois do evento.
Resultados:
Apenas 6 infectados num cenário de 5 mil pessoas presentes, o que indica uma possibilidade de não haver relação da infecção com a presença nos eventos.
Diversos eventos-teste no Reino Unido
Público e formato:
Variados, a maior parte sem distanciamento entre assentos e com lotação máxima de 3 a 20 mil pessoas, com assentos marcados (eventos maiores) ou no formato pista, em pé (eventos menores). Público total de todos os testes somados: cerca de 60 mil pessoas.
Protocolos:
Na maior parte o uso de máscaras foi opcional. Eventos ao ar livre com grande circulação de ar. Não houve controle da circulação de pessoas. Testagem dos frequentadores antes e depois do evento - no máximo 24 horas antes e acompanhamento nos dias seguintes aos eventos.
Resultados:
Entre todos os eventos, foram identificadas cerca de 15 contaminações, número baixo levando em conta as grandes aglomerações que foram consequência dos grandes eventos.
EXEMPLOS NACIONAIS
No Brasil, as normas e protocolos são estabelecidas por estados e municípios, por isso os planos de retomada e eventos-teste ocorrem de forma isolada em cada região. Claro, há muita troca de resultados e conhecimento entre os estados, mas a organização é pulverizada.
Nesse contexto, destaca-se o estado de São Paulo, que já preparou um plano de retomada com cerca de 40 eventos-teste de grande público até o fim do ano - todos sem distanciamento ou com distanciamento menos intenso do que em outros momentos da pandemia, tendo assentos marcados ou não. Conforme apuração do G1, destacamos alguns exemplos que ocorrerão abaixo:
Eventos previstos pelo governo paulista:
- Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1;
- Campus Party;
- CCXP;
- Oktoberfest;
- 4 shows na Arena Allianz Parque (de música sertaneja, eletrônica e funk);
- 1 concerto;
- SP Arte;
- Feiras de economia criativa no Memorial da América Latina e em Campinas;
- Eventos sociais (como casamentos).
Os protocolos exigidos para os eventos que ocorrerão são os seguintes:
- Comprovação de vacinação completa dos visitantes (duas doses ou dose única)
- Teste de detecção da covid-19 na porta do evento
- Uso de máscara
- Lotação do espaço reduzida
- Oferta de álcool em gel
- Monitoramento dos visitantes após o evento
Porém, para além dos eventos planejados no futuro, já há exemplos executados no Brasil com resultados práticos e interessantes, os quais exploramos abaixo.
Expo Retomada: mais de mil pessoas em São Paulo
Público e formato:
Dois dias de eventos focados no debate ao redor da retomada de eventos, com 1.264 visitantes somando as duas datas, realizados no Santos Convention Center, em Santos (SP). Evento corporativo com palestras e stands. O espaço fechado, mas com grande circulação de ar, pode ser frequentado em pé ou em assentos limitados, com lotação máxima de 750 pessoas simultaneamente.
Protocolos:
- Testagem rápida da Covid-19 na entrada (foto abaixo)
- Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
- Acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana
- Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
- Corredores mais largos para garantir o distanciamento
- Distanciamento entre assentos nos espaços de público sentado
- Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas
- Acompanhamento da situação de saúde dos frequentadores por até duas semanas após o evento, para diagnóstico com relação à COVID-19.
Resultados:
Nos dias de eventos, apenas duas pessoas foram impedidas de entrar por testarem positivo, uma em cada dia. Os resultados pós-evento ainda estão sendo analisados (ainda estamos dentro do prazo de duas semanas de acompanhamento).
Balada para iniciar a retomada no RS
Público e formato:
600 pessoas presentes num evento com formato de “festa/balada”, com pista, mas sem distanciamento.
Protocolos:
Uso de máscaras não obrigatório, mas algumas medidas foram asseguradas, como “ilhas” de álcool em gel distribuídas pelo espaço, desincentivo ao compartilhamento de bebidas e veto à venda de alimentos.
Na questão de testagem, era necessário realizar testes com até 48 horas de antecedência para o evento, em pontos indicados pela produção. E também eram disponibilizados testes nos dias posteriores ao evento.
Resultados:
Anteriormente ao evento, foram realizados 925 exames, entre participantes, organizadores e trabalhadores, nos dois dias anteriores ao evento, com 12 positivados que foram proibidos de entrar no evento. Alguns dias depois do evento, 156 frequentadores compareceram para os testes de acompanhamento, tendo 2 positivados. Em geral, os dados foram considerados muito positivos.
Concerto para 500 pessoas em SC
Público e formato:
548 pessoas compareceram a um concerto especial da Camerata da cidade. Formato sentado, de teatro e casa de espetáculos, com assentos marcados e distanciamento de no mínimo 1,2 metros entre os presentes.
Protocolos:
Todos os presentes precisam já ter completado seu ciclo vacinal com as duas doses Os presidentes precisaram apresentar testes PCR negativos realizados há no máximo 48 horas do evento. Houve controle de acesso, circulação e saída para evitar aglomerações. Todos, incluindo artistas e trabalhadores, utilizaram máscaras PFF2 durante o evento inteiro.
Resultados:
O evento ocorreu no último dia 29 de julho, por isso ainda não há resultados. Mas todos os presentes serão monitorados por duas semanas, em um app e por telefone, para acompanhamento da situação de saúde. Por se tratar de um evento no formato com distanciamento, já permitido e com experiências positivas em outros estados, a expectativa é de que os resultados sejam satisfatórios.
Post atualizado em 04 de julho. Será atualizado conforme novas informações forem disponibilizadas.
Produtor: se você estiver executando qualquer tipo de evento, mesmo nos tempos atuais, ou mesmo quer implantar uma inovação como essa, a Uhuu pode ajudá-lo em tudo o que for necessário, desde o planejamento e a divulgação até a venda de produtos como alimentos e bebidas - e, claro, a venda de ingressos, que é nossa especialidade enquanto tiqueteira. Para saber mais do nosso trabalho e contatar a gente, acesse esse link.







